top of page

O "VARAMIENTO" DAS ORCAS NA PENÍNSULA VALDÉS

Você sabia que que a Península Valdés é o lugar onde as Orcas desenvolveram uma técnica de caça conhecida como "varamiento"?


O "varamiento intencional" é uma técnica de caça única, desenvolvida por um grupo de Orcas que visita periodicamente a Península Valdés e a costa da província de Chubut, na Patagônia Argentina, e que não acontece em nenhum outro lugar do mundo.


As orcas são cetáceos (não são baleias, gente!) que chegam na costa chubutense entre março e abril, e entre setembro e dezembro, buscando alimento. Pesam entre 4 e 10 toneladas, dependendo se são macho ou fêmea. Há duas associações que estudam o comportamento das Orcas na Península Valdés, contando com um guia de identificação para o seguimento dos indivíduos; cada animal tem características próprias, como o tamanho das aletas dorsal e traseira, posição e tamanho das manchas brancas, o que possibilitou que inclusive que tenham seus nomes.


As mais famosas orcas são Jaluel (um macho enorme sem descendência conhecida), Pao, Shekei, Llen e Maga (a matriarca ainda viva que teve maior descendência até hoje); e há muitas mais!


De alguma forma ainda desconhecida, as Orcas da Península descobriram que, com a ajuda das ondas nas marés altas, conseguem chegar muito perto das colônias de lobos marinhos ou elefantes marinhos que estão nas praias, subindo na areia sem perigo de encalhar e poder "caçar" o lobinho. O mais incrível disso tudo é que elas passam o conhecimento dos mais velhos aos mais jovens. Observamos que sempre são os mesmos, porém o grupo vai aumentando com a chegada de novos integrantes nacidos dentro do grupo, e que aprendem como realizar toda a manobra.


Incrível, não é mesmo? Essa é uma das muitas maravilhas da mãe natureza! Nossa expedição fotográfica "Orcas na Península Valdés" está focada totalmente em vê-las. Boralá?


bottom of page