Será que sabemos o que podemos reciclar e o que não?
Você já parou para pensar se tudo o que é plástico, vidro, papel, papelão, metal, é mesmo reciclável, ou se há alguma diferença? Pois sim, há e muita! Depende da origem, de como foi utilizado antes, se já foi produto de reciclagem anterior é que podemos ou não reciclar.
Vamos explicar o que pode e o que não pode ser colocado no lixo "reciclável".
Primeira dica: Quando for comprar um produto, procure pelo símbolo ♻️ com um número no meio para saber qual tipo de plástico você está consumindo.
Tabela de conferência:
- PEAD (2) = Plástico de Alta Densidade. Tem alta reciclabilidade e valor pros catadores, compõe embalagens de produtos de limpeza, de beleza, entre outros ( ótima escolha! )
- PP (5) = Polipropileno. Tem alta reciclabilidade e está presente nas tampinhas de garrafas, nos potes de margarina e de sorvetes, entre outros. ( ótima escolha ! )
- Plástico 7 (Outros) = são todos os plásticos que não se enquadram nas 6 outras classificações de plástico existentes, a recomendação é evitar muito consumir produtos que sejam feitos desse tipo de plástico devido a sua baixa reciclabilidade. ( ❌ em geral acabam descartados como rejeito em aterros sanitários e lixões )
O que fazer então com os plásticos que não são recicláveis? O melhor é colocar no lixo seco sim, mas de preferência em um saco separado dos recicláveis de verdade, para facilitar o trabalho de quem faz a triagem.
Agora, atenção! O que é reciclável nem sempre é reciclado, ou seja, ele vai até o ponto de coleta mas acaba lá no aterro, não é reciclado de fato, pela complexidade do processo e a falta de tecnologia ainda disponível. Embalagens metalizadas por dentro, como as de salgadinhos e bolachas por exemplo, passam por isso. Às vezes vão estar com o símbolo 7 (Outros), às vezes com o símbolo 5 (PP), mas na realidade são BOPP, um tipo de plástico de baixa reciclabilidade. O fato de ter a mistura de materiais (plástico + metal ) torna inviável o ciclo de reciclagem deles.
Então, boralá cuidar do planeta prestando atenção nesses detalhes!
Agradecimento super especial para nossa querida cliente e fotógrafa Silvia Mendes, quem compartilhou conosco um post da Maddu Magalhães com o pessoal da Pimp My Carroça e do app Cataki.
Comments